Lições que a maternagem traz

Enxergando os sinais

Maternagem Descalça
3 min readJan 21, 2016

Uma das grandes lições que a maternidade vem me ensinando é pensar no que pode estar além do obvio, sair da caixinha mesmo. Entre uma crise de birra do Lo, os brinquedos espalhados pela casa, e a vontade de me trancar no banheiro, vem aquela vozinha pertinente “Espera! O que você para aprender aqui, com esta situação!?”

Não sei se você acredita na sincronicidade das coisas, mas eu sim e confesso que é um sentimento maravilhoso quando “puff” a mágica acontece em baixo dos seus olhos, mas para isto você precisa controlar o impulso de gritar, culpar, reprimir. Respire fundo e se permita ver além… Te digo como!

1° Caso

Era uma linda tarde, aonde eu tomava um belo banho e Lolo supostamente estava dormindo. O Papai do Lo, estava focado de mais em seu trabalho no computador, que nem percebeu quando o pequeno saiu desbravando a cozinha. Lolo achou uma lata pequena de tinta branca (com a qual eu vinha postergando pintar a frente da nossa casa á meses), o pequeno simplesmente, não sei como, abriu a tampa, e jogou tudo no meio da cozinha, e foi pintando a si próprio e ao chão, com suas mãozinhas pequenuchas…

Ao sair do banho, deliciosamente longo e relaxante me deparei com o pequeno Gasparzinho em forma de bebê, vindo da cozinha. Daí foi aquele corre, corre… Coloquei-o novamente na banheira, para dar lhe outro banho, e ao sair do 2° banho do dia, ele correu para o colo do papai e dormiu no primeiro embalo.

Resumo, não tinha jeito, a convocação para ação já havia sido feita e de forma bem clara. Pintei a frente da casa. =D

Ao final reconheço que se não fosse por isto, talvez eu estivesse até hoje postergando este feito, que ocorreu a 4 meses atrás.

2° Caso

Eu já até citei algo sobre isto por aqui, mas relembrando…

“Eu andava chateada, pisando o tempo todo nos brinquedos do Lo espalhados, ou não, pela casa. Se havia apenas um carrinho jogado no meio do quarto eu certamente dava um jeito de pisar bem em cima dele, e isso me deixava muiiitooo irritada!

Então lá estava eu reclamando, quando o “Sr K” me disse: “ Será que é porque você fica mais preocupada em olhar onde vai pisar, do que olhar aonde você está pisando!?” É simples, e bem ampla esta visão, mas eu só me dei conta quando ao sair do banheiro, pisei bem em cima do giz de cera que o Lolo largou por lá, enquanto eu tomava banho, e antes que eu pensasse em pegar o giz escondê-lo, ou chamar o Lolo para recolher, para ver se no exercício de recolher ele aprenderia a guardar os brinquedos, ao envies de espalhá-lo pela casa… percebi que na verdade era exatamente isto o que o pequeno vinha querendo me mostrar! Em vez de ficar viajando pelos cantos da casa, sempre pensando, pensando, eu deveria focar mais no presente, e como conseguir isto? Acalmando minha mente! Hora pois! Simples assim.

Quantas lições o seu pequeno vem lhe ensinando? Ou tentando ensinar. Você está se permitindo aprender com ele? Ou só está gritando NÃO! PARA! É FEIO ISTO! Ao envies de apenas tentar olhar além do obvio?

Como eu vivo dizendo: “Estes pequenos seres recém-chegados a terra, sabem de tudo o que já nos esquecemos”. Eles têm mais a nos ensinar do que nós sabemos. Então aceite sem medo, a aprendizagem e os desafios da maternagem, pare para olhar seu filh@ e ouvi-lo sem medo, sem tantos filtros e certezas falhas. Apenas aceite o que se tem para aprender com ele. Pergunte-se “O que eu tenho para aprender aqui, com esta situação!?”

https://www.youtube.com/watch?v=nmpQ9qsns_E

“Se for para sujar as roupas, que suje! As roupas se vão, mas a bela lembrança da infância ficará.”

--

--